ESCOLAS DE SAMBA QUESTIONAM GRUPO DE ACESSO NO DESFILE NA “NEGO QUIRIDO”
Florianópolis ganha mais cinco agremiações neste carnaval

Diretoria Unidos Caramuru
O Carnaval de 2012 em Florianópolis ganhará mais cinco escolas de samba no desfile na passarela. Vem como grupo de acesso a Império de São Miguel de Biguaçu, Escola de samba Futsamba de São José e Escola Nação Guarani de Palhoça.
Em Florianópolis dois blocos foram inclusos, os Amigos do Caramuru do morro do Mocotó e Dascuiado Morro do Céu, ambos localizados no centro da capital. As escolas do grupo A desfilam dia 18 de Fevereiro no sábado e o grupo B dia 20, segunda – feira. Para este próximo carnaval só vai subir uma escola para o grupo especial e não cai nenhuma para o grupo de acesso, só partir do carnaval de 2013 que começa o sobe e desce.
O Vereador Márcio de Souza encaminhou o ofício para a prefeitura de Florianópolis/SC, na qual o prefeito Dário Berger no dia 26 de Setembro, assinou o decreto, mas nem todos ficaram satisfeitos, pois as escolas do grupo especial Coloninha, Copa Lord, União da Ilha da Magia, Protegidos da Princesa e a LIESF (Liga das Escolas de Samba) como forma de protesto ameaçaram não desfilar se não revogassem o decreto.
A única agremiação que não se opôs a criação do grupo de acesso é a Consulado do Samba que em nota de esclarecimento no site http://www.carnavalesco.com.br/, deixa claro apoiar este projeto.
Polêmica

Roberto Bispo
O vice-presidente e tesoureiro da LIESF (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), Roberto Bispo Pereira, afirma que em nenhum momento a Liga e as quatro escolas de samba do grupo especial ( Ilha da Magia, Coloninha, Copa Lord e Protegidos da Princesa), são contra a inclusão do grupo de acesso.
Roberto esclarece que no estatuto social da LIESF elaborado desde 2008, já havia um artigo para que fosse estudado a inclusão de um grupo B no Carnaval de Florianópolis. A instituição representa as cinco escolas desde 2005 quando foi criada, e diz que a Liga e as quatro agremiações esperavam mais respeito, pois não participaram da elaboração do projeto.
Bispo assegura que o Carnaval vai seguir mesmo com todos desentendimentos, mas solicitam mudanças em três artigos do decreto número 9302, no artigo 1 parágrafo único, artigo 2 parágrafo único e no artigo 6. Ele informa que todos os documentos enviados a Prefeitura de Florianópolis-SC estão no site www.liesfsc.com.br/.
Veja mais detalhes sobre a entrevista do presidente da Escola de Samba Protegidos da Princesa

Renato Silva
O fundador do Grêmio Recreativo Amigos do Caramuru, e atual presidente da LEGRANF( Liga das Escolas de Samba da Grande Florianópolis) Renato Silva, diz que já esperava esta reação da LIESF e das escolas do grupo especial.
Ele lembra que todos os anos sempre desfilavam e recebiam a verba e não corriam o risco de sair do grupo especial. “Mas independente desta polêmica vamos seguir com o objetivo que é desfilar neste Carnaval de 2012 como escola de samba”, assegura Renato Silva.
O carnavalesco esclarece que o Bloco Amigos do Caramuru foi convidado a participar do Grupo de Acesso por que o Bloco Nossa Turma recusou o convite. Foram escolhidos os blocos que ficaram em lugar de destaque no ano passado, como o Bloco Dascuia que ficou em 1° lugar, e o Nossa Turma em 2° lugar que optaram a continuar participando do Carnaval como bloco.
Renato Silva afirma que tem consciência que no 1° ano como escola de samba vai ser uma luta para entrar no grupo especial. “Mas com meus vinte anos de experiência e juntamente com a verba de R$ 250 mil por parte da prefeitura Florianópolis/SC vamos conseguir.”
Silva confirma que as fantasias serão vendidas a preço de custo e haverá muita divulgação para captar o máximo de integrantes. “Com todo o nosso esforço e amor que temos pelo Caramuru ficará possível termos um Carnaval maravilhoso,” avalia.
Veja mais detalhes da entrevista com o presidente da escola de Samba Futsamba Josefense
Escute o samba enredo da Caramuru 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário